SAUDAÇÕES SINDICAIS SOCIALISTAS

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE!"

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Seminário do Fórum em Defesa do Petrélo acontece hoje

O seminário “A descoberta do petróleo em tempos de crise do capital: qual o papel da classe trabalhadora?” acontecerá hoje, às 18:30, no auditório da Adufmat. O evento é uma realização do Fórum Nacional em Defesa do Petróleo, cujo DCE participa. A idéia é discutir a importância da descoberta de enormes reservas de petróleo (a camada pré-sal) em tempos de crise financeira, e como os trabalhadores devem se organizar para garantir que os lucros desta extração voltem para o país e investidos da forma de resolvas problemas sociais graves, como a educação, a saúde e a moradia. Teremos a presença de dois palestrantes de fora: Emanuel Melato, do sindicato dos metalúrgicos de Campinas, e Edson Munhóz, do sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro. Há também o professore Dorival Gonçalves, Doutor em energia pela USP e professor do departamento de Engenharia Elétrica da UFMT,

Também participam deste Fórum diversos movimentos e organizações políticas, como a ASS, o MRS, o MST, a Resistência Polpular e a JR da Esquerda Marxista; alguns sindicatos, como o Sindjor-MT, o Sindjufe-MT, ASSIBGE, Sindicatos dos Docentes da UFMT e Secretaria Pantanal do ANDES-SN; Centros Acadêmicos da UFMT e o DCE.

O grande objetivo do Fórum é trazer a discussão do Petróleo e, mais especificamente, da Petrobras para a sociedade. Isso porque 60% da Petrobras está nas mãos do capital privados, sendo que 40% destes 60% são de capital estrangeiro. A discussão feita pela ASS, e compartilhada pelo Sindipetro-RJ, é que a melhor solução para o país seria a estatização da Petrobras. Assim, toda a tecnologia que esta possui, o monopólio na exploração, e todas as riquezas que extraídas seriam de propriedade dos brasileiros.

Nenhum comentário: