SAUDAÇÕES SINDICAIS SOCIALISTAS

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE!"

terça-feira, 28 de abril de 2009

Vice-governador de MT incentiva repressão a movimentos sociais.

O vice-governador de MT Silval Barbosa (PMDB) demonstrou, no último dia 17/04, toda a sua "sensibilidade" e "disposição" em lidar com os movimentos sociais ao declarar, em uma reunião com uma Associação de advogados de empresas, que "...O governo tinha que sentar a borracha neste povo”, no caso o MST.
Nós, da Alternativa Sindical Socialista, repudiamos tal declaração desta "autoridade", que se diz representante da sociedade e atentamos para um fato importantíssimo: o mesmo é pré-candidato de seu partido às próximas eleições estaduais.
Manfifestamos ainda, TOTAL APOIO E SOLIDARIEDADE AOS COMPANHEIROS DO MST na luta constante por reforma agrária e demais bandeiras, enfrentando diretamente o capital e seu Estado.

Segue, na íntegra, Nota a Sociedade divulgada pelo MST:

"Nota a Sociedade mato-grossense

Na sexta-feira (17/04) pela manhã, o vice-governador Silval Barbosa, durante a reunião da RedeJur – Associação dos Advogados de Empresas, que acontecia no Odara Hotel e contava com a participação de advogados do Brasil inteiro, até mesmo da Itália, foi indagado por um advogado alagoano sobre a relação que o Governo do Estado de Mato grosso – Blairo Maggi e ele Silval Barbosa – mantinha com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Sival respondeu: “- Por mim, o governo tinha que sentar a borracha neste povo”.

Posição do MST/MT

1- O vice governador Silval Barbosa primeiro deveria comprovar os documentos dos “seus mais de 70 mil hectares de terras” e, se for comprovadas que são terras públicas deveria sair de cima delas.

2- A ação de grileiros, latifundiários como o vice-governador Silval Barbosa é que leva à situação de miséria de milhares de pessoas e que muitas delas vêem no MST a oportunidades de conquistar a dignidade roubada, pois “esse povo” como disse o vice-governador, tem a consciência que somente a luta garantirá seus direitos constitucionais e não ficar esperando favores de políticos como do atual governo de Mato Grosso.

3- Em pleno século 21, o vice-governador e pré-candidato a governo do Estado de Mato Grosso pelo PMDB, em público defende a violação dos direitos humanos, fazendo apologia à violência e à criminalização de movimentos sociais, neste caso o MST.
4- Essa posição de violência contra os pobres que ousam se organizar e lutar pelos seus direitos é utilizada pelos grileiros desde a invasão do Brasil em 1500, quando começaram espancando e assassinando os indígenas, depois os negros escravizados, depois os colonos pobres trazidos da Europa, sem nunca resolverem os verdadeiros problemas que são a falta de distribuição de terras, riquezas, renda e não garantindo direitos básicos como educação, saúde, cultura lazer entre outros...

5- Esse vice-governador Silval Barbosa ao mesmo tempo em que incita a violência contra os SEM TERRA, defende os grileiros latifundiários que ainda praticam o trabalho escravo em suas fazendas (a maioria grilada). Mato Grosso tem o triste título de CAMPEÃO em trabalho escravo no Brasil, conforme os dados da DRT/MT.

5- Lamentamos que em pleno desenvolvimento da humanidade em busca de um mundo melhor para todos e todas as pessoas sem distinção de raça, crença, etnia, ainda tenham políticos como o vice-governador Silval Barbosa que são ditadores, fascistas, nazistas e que incentivam o terrorismo de Estado contra os pobres, disfarçados de democráticos e bons empresários. Pessoas essas que de dentro de um governo orientam ações de pobrefobia.

O MST MT reafirma perante a sociedade de Mato Grosso o compromisso de continuar lutando pela Terra, Reforma Agrária, Defesa do Meio Ambiente e pela Transformação Social, mesmo diante das ofensivas da burguesia brasileira e mato-grossense, representada neste momento pelo atual vice-governador Silval Barbosa e mesmo sabendo que esse atual governo é capaz de usar todas as forças legais e ilegais para combater os pobres que ousam se organizar e lutar pelos seus direitos. Afirmamos que essa violência e criminalização não nos afastarão das praças, das ruas e de todos os espaços onde legitimamente possamos fazer a luta para garantir os nossos direitos.

Direção Estadual do MST - MT"

Nenhum comentário: