SAUDAÇÕES SINDICAIS SOCIALISTAS

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE!"

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Correios: Oposição à Articulação conquista vitória importante em MT

No último dia 09 de Abril o Coletivo de Fiscalização Sindical – Oposição à atual direção do Sintect/MT (Articulação - PT) – formado por militantes da ASS/MT e trabalhadores independentes, conseguiu uma vitória importantíssima para a categoria na briga por um sindicato independente e de luta. Na ocasião ocorreu Assembléia Geral Extraordinária com pauta única para definir os delegados de MT ao próximo CONTECT – Congresso Nacional dos Trabalhadores da ECT – principal congresso deliberativo da categoria que será realizado entre os dias 16 a 20 de Junho de 2009 em Guarapari-ES.
Desde o início, a condução do processo foi marcada pela parcialidade e antidemocracia por parte da diretoria do Sintect/MT. Esta não divulgou amplamente e em tempo hábil a data assembléia, como rege o Estatuto vigente, numa clara tentativa de enviar somente delegados de sua corrente. Além do fato de realizar assembléia de tal importância entre dois feriados, ficando comprovada, mais uma vez, a tentativa de desmobilização da base.
Já no ato da Assembléia a direção sindical do PT mostrou mais uma vez sua política autoritária ao tentar PATROLAR a eleição, criando seu próprio critério de votação e ignorando o estatuto mais uma vez. Após muita discussão e tentativas da direção sindical em barrar o direito à fala dos trabalhadores do Coletivo de Oposição, a votação foi garantida pela base em seu modelo legal, ou seja, a proporcionalidade.
Sendo assim, o Coletivo de Fiscalização Sindical conseguiu o direito a enviar 1 delegado ao X Contect, de um total de 5 ao qual o Sintect/MT tem direito. Vale ressaltar a importância deste fato, pois o Coletivo trava sua luta constante contra a direção sindical pelega que usa a máquina a seu favor, contra e direção da Empresa, e contra o PT.
É relevante ainda, a atuação da ASS/MT neste processo, de forma orgânica, como uma verdadeira corrente, mobilizando a categoria para esta não se submeta aos famigerados acordos com os patrões. É o que defenderemos neste Contect.

Edmar Leite
Trabalhador dos Correios e Militante da ASS/MT

Nenhum comentário: