SAUDAÇÕES SINDICAIS SOCIALISTAS

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE!"

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ASS chama entidades para construção de Fórum Nacional em Defesa do Petróleo

A Alternativa Sindical Socialista (ASS) se reuniu com diversas entidades ontem (1), no auditório da Adufmat, para discutir a questão da recém descoberta fonte de petróleo no Brasil. A pauta central foi a participação dos movimentos, sindicatos, DCE e Centros Acadêmicos presentes na criação de um Fórum Nacional em Defesa do Petróleo. A iniciativa surgiu depois dos militantes da organização se reunirem com membros do Sindpetro-RJ no I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Com a descoberta da nova camada “pré-sal”, que é uma grande reserva de petróleo e gás natural submerso, temos a oportunidade de discutir a propriedade destes recursos naturais. Atualmente, 60% da Petrobrás pertencem ao capital privado e em sua maioria internacional. Também podemos discutir e contestar a forma como o governo trata o tema leiloando poços de petróleo e “maquiando” a questão do pré-sal dizendo ser mais interessante criar uma nova estatal ao invés de estatizar a Petrobrás, que é a reivindicação dos movimentos sociais.

A próxima reunião do grupo será no próximo dia 9/10, também no auditório da Adufmat, às 18:00 horas, para discutir a construção de um Seminário que abordará a questão do petróleo, a reorganização da classe trabalhadora e o tema central que reúne todos estes: a crise do capital. Para este já temos a presença confirmada de um representante do Sindpetro-RJ. Há também a proposta de trazermos um militante da ASS nacional e da Resistência Popular do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: