SAUDAÇÕES SINDICAIS SOCIALISTAS

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE!"

quinta-feira, 19 de março de 2009

WILSON SANTOS PLANEJA DESPEJAR MORADORES EM CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) mais uma vez planeja colocar em prática sua política que beneficia os empresários e pune a classe trabalhadora. Depois do aumento da taxa de água e esgoto e tentativas de aumentar o preço do IPTU e do transporte público (este último ainda em curso) o prefeito de Cuiabá agora quer retirar a moradia de uma grande parcela da população da capital.
Trata-se de um projeto da dita “Regularização Fundiária” sob o pretexto de uma preservação ambiental que atingirá cerca de 10 bairros (Novo MT, Planalto, Vila Rosa, Centro América, Tancredo Neves, entre outros) e centenas de famílias. O projeto prevê a construção de uma via pública ao longo do córrego Gumitá e para tanto a Prefeitura pretende remover as famílias que estão a menos de 55 metros de cada margem do córrego.
O impasse se dá na maneira de remoção proposta pela prefeitura, pois a grande maioria dos moradores têm todos os documentos legais referentes ao título das residências. Estas são escrituradas e, inclusive, é cobrado o IPTU regularmente por parte da prefeitura. Arbitrariamente o governo Wilson Santos pretende remanejar estes moradores para um residencial distante do local de moradia atual, sem qualquer tipo de negociação a respeito de indenização. É importante ressaltar a fraca estrutura destas habitações, que têm uma área muito menor à atual residência destes moradores.
Mais um fato a ser destacado é que há rumores deste projeto há mais de 10 anos e o mesmo começa a sair no papel no mesmo momento em que uma construtora começa a projetar um condomínio de luxo naquela região e, com certeza, não é interessante à ela ter na vizinhança moradias simples e visualmente não comerciais. Coincidentemente o governo municipal está empenhado nesta empreitada. Seria mesmo coincidência?
Registramos aqui nossa indignação. Defendemos também a preservação do meio ambiente, porém, a reivindicação dos moradores é somente por uma indenização justa no momento da desocupação. Reafirmamos que a população vai resistir e se organizar, tanto pela via judicial como nas mobilizações populares, se for preciso, pois esta tem sido a única linguagem entendida pelo prefeito. A Alternativa Sindical Socialista manifesta apoio à classe trabalhadora e está presente também na organização dos trabalhadores a partir do local de moradia.

Edmar Leite
Militante da ASS/MT.

Nenhum comentário: